Notícias

Home > Notícias > FEBRAE e AEA/SJCampos promovem curso para incentivar melhorias nos projetos em espaços públicos

FEBRAE e AEA/SJCampos promovem curso para incentivar melhorias nos projetos em espaços públicos

22/10/2013
 
No dia 19 de outubro, com o apoio da AEA/SJCampos, a Federação Brasileira de Associações de Engenheiros – Febrae trouxe para São José dos Campos o debate sobre diagnósticos e metodologia de projetos em espaços públicos. Para promover esta troca de conhecimento acerca do tema, aconteceu na cidade um curso inédito, proferido pela arquiteta e urbanista Simone Gatti, que é autora do Manual de Espaços Públicos lançado em agosto pela ABCP - Associação Brasileira de Cimento Portland e faz parte do projeto Soluções para as Cidades, desta entidade.
 
O objetivo do projeto é tornar estas áreas democráticas e de qualidade. Para isso foi criado o manual com informações técnicas para que os profissionais possam trabalhar no desenvolvimento das cidades de forma mais humanizada, sempre dando prioridade para as pessoas.
 
Simone explica que o conteúdo do curso contempla desde o ponto inicial para se estabelecer uma política de tratamento e criação de espaços de uso comum em uma cidade, até a aplicação deste processo, por meio de boas soluções de projetos já aplicados no Brasil e em outros países da América Latina.
 
A arquiteta e urbanista mostrou alguns projetos que podem ser utilizados como referência aos profissionais e apresentou uma metodologia para que os participantes possam desenvolver seus projetos, considerando desde a identificação dos problemas até os potenciais da cidade e região. “A qualidade de vida de uma cidade é medida pela dimensão da vida coletiva que é expressa nos seus espaços públicos, seja no parque, na praça, na praia ou mesmo na rua”, diz Simone.
 
São José dos Campos foi primeira cidade a receber o curso, que seguirá para diversas outras cidades brasileiras, em uma iniciativa do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP e da Febrae.  A arquiteta e Urbanista Adriana Marcondes, conselheira da AEA/SJCampos, revelou a importância do debate para os profissionais. “É necessário que, antes de iniciarmos um projeto, seja realizado o estudo do entorno, para verificar quais são as necessidades dos moradores daquela região”, destaca.
 
O debate sobre o desenvolvimentos ordenado das cidades continua na próxima semana durante o Seminário Nacional de Mobilidade Urbana, que acontecerá em São José dos Campos nos dias 29 e 30 de outubro e trará para a cidade especialistas que apresentarão exemplos de ações de sucesso realizadas em várias cidades, sempre com o objetivo de buscar a convivência pacifica entre os vários modais, com prioridade para as pessoas.
 
 
 

Fotos Curso Febrae - 19/10/2013


Voltar