Notícias

Home > Notícias > Associados da AEA/SJCampos assinam contrato para elaboração de plantas populares

Associados da AEA/SJCampos assinam contrato para elaboração de plantas populares

09/10/2013

Na manhã desta segunda-feira, dia 7 de outubro, nove engenheiros e arquitetos e urbanistas que serão responsáveis pela execução dos projetos do Convênio de Assistência Técnica Gratuita - Programa Plantas Populares, realizaram a assinatura do contrato na sede da Associação de Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos- AEA/SJCampos,  na presença do secretário de habitação do município, Miguel Sampaio Júnior , do presidente da AEA/SJCampos, o engenheiro civil Carlos Vilhena, da vice-presidente da AEA/SJCampos, a arquiteta e urbanista Giuliana Fiszbeyn, e da chefe de gabinete do CREA, engenheira civil Elisabete Rodrigues.

 

A AEA/SJCampos, realizou no dia 6 de agosto deste ano a renovação do convênio com a Prefeitura para beneficiar aproximadamente 700 famílias de baixa renda que desejam construir uma casa de forma correta, mas não possuem condições financeiras de contratar um profissional.

 

Serão elaboradas plantas de até 70m² para famílias com renda de até seis salários mínimos e com no máximo um imóvel em território nacional. O programa também contribuirá com o aprimoramento de engenheiros e arquitetos recém-formados no início da carreira, já que serão eles os responsáveis pelos projetos, sob a orientação de um gestor experiente.

 

Uma das profissionais é a engenheira civil Juliana Faria. “Este projeto é uma ótima oportunidade para nós que estamos começando nossa carreira e também é importante para as centenas de pessoas que estão construindo e agora poderão fazer tudo de forma correta, com acompanhamento técnico”, diz.

 

Outro associado que participará do programa será o arquiteto e urbanista Douglas Fernando Lázaro Morais, que procurou a associação para fazer parte do programa logo que soube da oportunidade. “Poder ajudar as pessoas mais simples é uma grande satisfação, além disso, também é uma forma de ampliarmos nosso networking”, diz

 

Os engenheiros e arquitetos serão responsáveis pelo projeto, pela direção técnica, acompanhamento e fiscalização da obra de construção e ampliação de moradias populares, muros de arrimo, fossas filtro e séptica, quando necessário.

 

Durante o encontro, Vilhena lembrou que a parceria existe há mais de 20 anos  e já beneficiou mais de 15 mil famílias. Neste ano, novos serviços foram agregados. “O próximo passo é montarmos um escritório móvel e trabalhar na regularização também dos imóveis que já foram construídos, dentro da legislação vigente”, diz.

 

O secretário Miguel concordou com a importância desta ação e revelou que a Prefeitura de São José dos Campos trabalha para regularizar as dezenas de loteamentos irregulares que ainda existem na cidade. “Junto com os bairros, é fundamental que os imóveis também estejam regularizados”.

Elisabete lembrou da importância do convênio para o desenvolvimento da cidade. “Parcerias como esta fazem São José dos Campos ser um exemplo não só para o estado, mas também para todo o país, que já utiliza São José dos Campos como referência para as boas práticas de engenharia e arquitetura”.

 

Assinatura Convênio de Plantas Populares 07.10.13


Voltar