Notícias

Home > Notícias > Associado da AEA/SJCampos é comandante dos bombeiros em toda RMVale

Associado da AEA/SJCampos é comandante dos bombeiros em toda RMVale

26/04/2013

 

A importância da engenharia para os oficiais do Corpo de Bombeiros fica evidente na trajetória do tenente-coronel da PM, Ernesto Rizzetto, comandante do 11º Grupamento e Bombeiros, responsável pela  região do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira. O oficial, associado da AEA/SJCampos, se graduou em engenharia civil em 2008 na UNG - Universidade de Guarulhos, em uma turma formada somente por membros do corpo de bombeiros, totalizando 92 militares. Coronel Rizzetto explica que essa turma foi reunida em decorrência da importância do conhecimento da engenharia para a execução do serviço dos bombeiros. “Nós necessitamos de muito conhecimento técnico da engenharia civil, especialmente relacionado à resistência de materiais, cálculo de risco em estrutura, escoamento e entre outros, por isso é comum que os bombeiros também possuam a formação em engenharia”, explica.
 
 
 
 
Já que a atividade de preservação de incêndio utiliza do conhecimento da engenharia e durante a graduação do profissional não é feito uma capacitação para evitar esse tipo de problemas, uma séria de parcerias foi firmada com a AEA/SJCampos ao longo dos anos para oferecer treinamento aos profissionais de engenharia e arquitetura, especialmente quando acontece alguma mudança em normas técnicas e decretos.
 
Essas parcerias, segundo coronel Rizzetto, trouxe uma proximidade dos engenheiros e arquitetos com os bombeiros, o que facilita o trabalho dos dois setores. “Existem questões de seguranças que devem ser obedecidas em uma construção e os profissionais de São José dos Campos estão cientes e seguem o procedimento correto de trazerem o projeto para a aprovação do corpo de bombeiros”, diz.
 
Rizzetto é natural de Americana (SP) e mora em São José dos Campos desde 2007. Ele começou sua carreira profissional como técnico em eletroeletrônica e em 1982 entrou para a polícia militar. Outro oficiais do Corpo de Bombeiros de São José dos Campos se formaram na mesma turma de engenharia civil, inclusive o sub-comandante major Luiz Alberto Rodrigues da Silva, que também é  pós-graduado em engenharia do trabalho, e o capitão Antônio Marcos Bicudo, que é chefe da sessão de atividades técnicas.

Voltar