Notícias

Home > Notícias > AEA/SJCampos promove debate sobre fabricação digital

AEA/SJCampos promove debate sobre fabricação digital

03/05/2016

Arquiteto Eduardo Lopes (Garagem Fab Lab) e Eng. Civil Carlos VIlhena (presidente da AEA/SJCampos)

 
No dia 27 de abril, empresários, profissionais de arquitetura e engenharia e convidados participaram do encontro “O Universo Maker e os Fab Labs”, iniciativa apoiada pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos que trouxe à cidade um debate sobre o conceito de produção que está ganhando cada vez mais força no Brasil, os chamados Fab Labs.
 
O primeiro encontro da série Good Ideas Connect ofereceu aos convidados uma palestra com o arquiteto e empreendedor Eduardo Lopes, responsável pela implantação dos 10 Fab Labs que estão sendo criados em São Paulo e personalidade já reconhecida por sua participação do programa fantástico da TV Globo, além de uma apresentação sobre a atuação da SKA, empresa especializada em manufatura aditiva, protótipos e impressão 3D.
 
Os Fab Labs são espaços onde os softwares, máquinas e tecnologias aplicadas são compartilhados e utilizadas por todas pessoas, que se tornam designers de seus próprios objetos e projetos.
 
O setup básico de um Fab Lab envolve cinco principais equipamentos: uma cortadora à laser, uma cortadora de vinil, uma frisadora de pequeno formato, uma impressora 3D e uma frisadora grande, além de uma plataforma eletrônica para conectar todos os Fab Labs do mundo, softwares livres e pessoas interessadas e que saibam lidar com essas máquinas.
 
“Desenvolver protótipos e projetos da forma tradicional é algo demorado e caro. As tecnologias de fabricação digital proporcionam uma rapidez e redução de custo incríveis, considerando que a troca de informação é imprescindível para esse processo. O Fab Lab ainda é uma iniciativa nova, criada em 2000 no Haiti, e precisamos sempre ter uma visão crítica, porque tecnologia nunca é neutra. Mas a fabricação digital não substitui a indústria tradicional, ela apenas vem para somar”, afirma Eduardo Lopes.
 
Ao todo existem atualmente 338 Fab Labs no mundo, sendo 17 no Brasil. Dos 84 países que desenvolvem essa iniciativa, estamos em 7º lugar.
 
Para o engenheiro civil e presidente da AEA/SJCampos, Carlos Vilhena, o universo maker já existe, está ganhando força e precisamos trazê-lo para mais próximo da nossa realidade. “São José dos Campos é sinônimo de empreendedorismo, negócios, inovação e tecnologia. E para sermos atores desse ecossistema, precisamos trazer à cidade informações sobre os Fab Labs, o universo maker, a manufatura aditiva e a fabricação digital. A AEA/SJCampos tem como objetivo apoiar e desenvolver negócios e incentivar a execução dos mesmos”, afirmou.
 

Confira as fotos do Evento em nossa página do Facebook.


Voltar