Notícias

Home > Notícias > AEA/SJCampos apresenta revindicações dos profissionais ao novo secretário de obras do município

AEA/SJCampos apresenta revindicações dos profissionais ao novo secretário de obras do município

01/11/2013

 

 
Em defesa dos interesses dos profissionais de engenharia e arquitetura e urbanismo de São José dos Campos, o presidente da AEA/SJCampos, o engenheiro civil Carlos Vilhena, juntamente com os diretores engenheiro civil Alessandro Alves e arquiteta e urbanista Adriana Marcondes, participaram na manhã desta sexta-feira, 1 de novembro, de uma reunião com o secretário de obras do município, o engenheiro de minas Dalton Ferracioli de Assis,  que assumiu a pasta no último mês.
 
 
Recentemente o setor de aprovação de projetos particulares foi transferido da Secretaria de Planejamento Urbano para a Secretaria de Obras Públicas. O objetivo desta reunião foi apresentar os interesses e sugestões dos profissionais, para a melhoria da interface profissional x secretaria e consequentemente, reforçar o compromisso com o desenvolvimento da cidade.
 
Entre as demandas reforçadas pelo presidente ao secretário está a necessidade de melhorias no atendimento ao profissional, o atendimento por profissionais e não por estagiários, principalmente quando se tratar de "comunique-se", já que eles não possuem conhecimentos necessários para as tratativas.
 
Foi colocado também a possibilidade de agilizar a aprovação de processos e, para isso, o presidente colocou ao secretário que foi desenvolvido pela AEA/SJCampos uma nova caderneta de obras digital que permite ao profissional anexar todos os arquivos para repassar à Prefeitura, sem a necessidade do profissional ter que se deslocar até lá para protocolizar a documentação.
O secretário expôs a necessidade  de mudança do prédio onde os profissionais são atendidos atualmente para implementar melhorias. “O prefeito me pediu que verifique e atenda as demandas dos profissionais mas são mais de 120 funcionários que estamos recebendo e precisamos nos adaptar a nova situação" disse o secretário de obras.
 
Os associados solicitam uma “sala do engenheiro e arquiteto”, a exemplo da sala do advogado nos fóruns, equipada e com um sistema integrado ao da Prefeitura, para que os profissionais tenham onde resolver problemas de "comunique-se" de forma mais rápida. O presidente da associação afirmou que a AEA/SJCampos equiparia este espaço e manteria um funcionário.
 
“É necessário creditar aos profissionais suas responsabilidades. Quando ele assina o RRT ou ART, esta assumindo responsabilidade civil e criminal perante cliente e sociedade e como prestador de serviços, o código de defesa do consumidor”, diz Carlos Vilhena.
As principais reclamações dos profissionais da cidade estão ligadas ao atendimento deficitário, falta de estrutura, necessidade de mais agilidade no processo e ao horário de atendimento.
 
 
Carlos Vilhena convidou os membros da secretaria para uma visita à entidade para que os gestores conheçam mais sobre a rotina dos profissionais e a necessidade das demandas. A AEA/SJCampos está envolvida na defesa dos interesses dos profissionais e participa frequentemente de reuniões com os gestores municipais para que as solicitações sejam atendidas pelo poder público.
 

Reunião Secretaria de Obras


Voltar