Notícias

Home > Notícias > ABNT aprova comissão para estudar norma de Inspeção Predial do Ibape/SP

ABNT aprova comissão para estudar norma de Inspeção Predial do Ibape/SP

06/05/2013

 ABNT aprova comissão para estudar norma de Inspeção Predial do Ibape/SP

Parceiros do Crea-SP trabalhando pelo aprimoramento da Engenharia no Brasil

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) aprovou, no dia 10 deste mês, a instalação oficial da comissão de estudo para elaboração da Norma de Inspeção Predial, proposta pelo Ibape/SP – Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo.

O Ibape/SP possui desde 2002 um texto normativo de Inspeção predial aprimorado ao longo dos anos, que servirá de base para a elaboração da Norma da ABNT. Além disso, o Instituto ministra cursos específicos e de pós-graduação abrangendo o tema e possui publicado o livro “Inspeção Predial - Check up: guia da boa manutenção”, que está na 3ª edição.

A Inspeção predial é a vistoria da edificação para determinar suas condições técnicas, funcionais e de conservação, classificando as “não conformidades” constatadas na construção quanto a sua origem, grau de risco e ordem de prioridades das intervenções. Indica recomendações técnicas necessárias à melhoria da manutenção dos sistemas e elementos construtivos, auxiliando na garantia da vida útil, do desempenho e dos níveis de funcionalidade e segurança.

Na reunião que ocorreu na sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de São Paulo – SindusCon/SP também foram aprovados os nomes para os cargos de Coordenador e Secretário da Comissão, a saber: Alexandre Luís de Oliveira, Presidente do CompraCon/SP e membro do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon/SP e a Engenheira Flávia Zoéga Andreatta Pujadas, Diretora Técnica do Ibape/SP.

Sobre a ABNT

Fundada em 1940, a Associação Brasileira de Normas Técnicas é o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro. É uma entidade privada, sem fins lucrativos, reconhecida como único Foro Nacional de Normalização através da Resolução n.º 07 do CONMETRO, de 24.08.1992. É membro fundador da ISO (International Organization for Standardization), da COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas) e da AMN (Associação Mercosul de Normalização). A ABNT é a representante oficial no Brasil das seguintes entidades internacionais: ISO (International Organization for Standardization), IEC (International Eletrotechnical Comission); e das entidades de normalização regional COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas) e a AMN (Associação Mercosul de Normalização).

Sobre o Ibape/SP

O Ibape/SP, entidade federativa nacional, é o órgão de classe formado por Engenheiros, Arquitetos e Empresas habilitadas que atuam na área das Avaliações e Perícias de Engenharia no Estado de São Paulo. Fundado em 15 de janeiro de 1979, trata-se de entidade sem fins lucrativos que tem por objetivo congregar tais profissionais, promovendo intercâmbio e difusão de informações e avanços técnicos, elaborando normas, defendendo interesses profissionais e morais dos seus associados, promovendo cursos de formação básica e cursos avançados no seu campo, organizando ainda congressos, cursos, ciclos de estudos, simpósios, conferências, reuniões, seminários, painéis de debates e outros eventos.

Divulgação
Fonte: Ibape-SP
Crédito da foto na home: Marcos Borges / Gazeta do Povo - Londrina


Voltar